QUE TAL COLOCARMOS RECEITAS FRANCESAS EM NOSSOS BLOGS?
"...Tanta riqueza culinária terminou deitando seus reflexos no Brasil, ainda que por vias indiretas. Assim, se na Lisboa dos séculos XVIII e XIX o elegante era falar e comer na mesma língua, a vinda da família real para o Brasil em 1808 não teria por que não trazer esta moda.
Entre a elite da cidade do Rio de Janeiro passou a ser imprescindível falar em francês. À mesa das festas e grandes ocasiões, o mesmo se dava: seus cardápios eram também redigidos em francês, ainda que para se referir a produtos legitimamente nacionais, hábito que se manterá até a virada do século (XX). A ida de jovens brasileiros para estudar na França, ou de famílias inteiras que viajavam em férias, reforçava o repertório de pratos franceses conhecidos e trazidos para cá.
As bodas de prata do conde d´Eu e da princesa Isabel, em 15 de outubro de 1889, foram comemoradas com um baile no Cassino Fluminense, para a qual a Confeitaria Castelões forneceu o buffet. Todas as dezenas de variedades de pratos eram descritas em francês, até mesmo os brasileiríssimos peru recheado com farofa (dindon à la brèsilienne) e bolo de mandioca (gâteau à la manioc). Na última festa do Império, o baile da Ilha Fiscal, em 9 de novembro, em que cinco mil pessoas morbiscaram ou cearam as iguarias preparadas pela Casa Pascoal, os cajus e bananas também eram chamados, garbosamente, de fruits tropicales...
...E muitos dos termos franceses ligados à gastronomia terminaram se incorporando à língua portuguesa falada no Brasil: restaurante, maítre, menu, chef de cozinha, além de pratos como suflê, musse, crepe, omelete, maionese...Junto com eles, ficou a lição de sofisticação herdada dos franceses: não a sofisticação pedante ou afetada que muitos preferem ostentar, mas sim aquela autêntica, que ajuda a conceder ao gesto de comer, tão básico à vida, a atenção e reverência que ele merece."
(O Gosto Brasileiro -as famosas receitas de nossas avós. 1993 by Estudio Sonia Robatto).
2 comentários:
Amiga, tenho uma linda amizade com uma brasileira que mora na França a muito tempo...irei pesquisar uma boa receita francesa e postarei tambem...Beijo.
;) Passei aqui para visitar este blog e acabei vendo um comentario sobre mim (da minha amiga Marcia) se vc gosta da culinaria francesa e quiser umas receitinhas pode deixar o seu msn que com prazer abrirei meus livrinhos culinarios.
Postar um comentário