Como fonoaudióloga e mãe que deu de mamar no peito às suas duas filhas, vejo grande vantagem na amamentação no peito e só para citar:
- é mais prático, já está prontinho para o uso, quentinho e gostoso!
- é barato e 100% natural!
- faz a mamãe emagrecer mais rápido (eba!!)
- aumenta o contato mãe e filho(a)
- exercita a musculatura orofacial do bebê (esse ponto eu bato sempre!) e a prepara para a fala, regulariza a respiração e a sucção. Bebês que mamam no peito dificilmente apresentam a musculatura flácida, aquela boca mole feia e entreaberta ou a lingua empurrando os dentes, pois foi exercitada.
- Musculatura exercitada faz com que mais tarde a criança esteja mais preparada para mastigar melhor e seus dentes estarão em melhor oclusão (diminui o tempo de tratamento orotodôntico quando este for necessário).
Na minha opinião, se me permitem, é que todas nós que temos filhos devemos tentar ao máximo dar de mamar no peito, sem nos sentirmos culpadas se isso não for possível. A mãe pode retirar o leite do peito e dar na mamadeira, aninhando seu (sua) filho(a) no colo, como se fosse dar o peito, e a sensação de carinho será a mesma. E se não produzie o leite, paciência, use um complemento.
Minha única ressalva: não aumente o furo do bico da mamadeira, de jeito nenhum, ou todo o trabalho de sucção será perdido. Aumenta-se o risco de a criança engasgar por excesso de leite na boca. E "leite engrossado" não!!: mingauzinho tem sua hora certa e deverá ser servido no prato, às colheradas. Chega de "Bebê Johnson", que mais parece um "Baby o Porquinho" do que uma criança saudável: o bebê está ganhando peso? então, porque engrossar o leite? Pense no futuro de seu filho e não crie um obeso crônico!
Se você, futura mãe, puder dar o peito ao seu bebê, não perca essa oportunidade. Vocês dois não se arrependerão!
Aos bebês, boas mamadas!!
Um comentário:
Oi Cybele
Ótimo post!
Uma excelente semana para você.]
Bjs
Postar um comentário