domingo, 7 de março de 2010

INDIFERENÇA DOS FUNCIONÁRIOS: MAU NEGÓCIO.

(O primeiro celular!)
Os gerentes de lojas, principalmente as franqueadas, deveriam estar atentos a maneira como seus funcionários abordam, ou não, seus clientes. A maneira como os trata, como oferece seus produtos, se realmente estão antenados com a firma e se gostam daquilo que estão fazendo.
Aconteceu comigo na sexta-feira passada, quando fui ao Center Norte procurar portabilidade, trocar de operadora do meu celular.
Minha amiga Vivian foi trocar sua operadora e eu, como estou pagando uma fortuna de conta de celular na atual operadora, resolvi acompanhá-la e trocar a minha também. Verificamos na véspera o melhor plano pela internet e de posse dos dados fomos à Cellular Mix (0622) na Praça Central.
Logo que entramos, TODOS os rapazes que estavam sem fazer nada "disfarçaram" discaradamente e se dirigiram ao fundo da loja, deixando a única vendedora para nos atender. Indagamos do plano escolhido e, como sempre, a jovem vendedora imediatamente foi nos mostrando outro mais caro. Após ouvir que já sabíamos o plano que queríamos a jovem vendedora passou a conversar com minha amiga, referindo-se a mim em terceira pessoa, como se eu fosse uma limítrofe e respondendo minhas perguntas à ela.
"-O que eu estou tentando dizer a ela é..." começava a jovem a falar, sem mesmo ter dado explicação anterior.
Depois pediu meus dados e um celular, pois precisaria de um tempo (uma meia hora) para entrar em contato com a operadora. "-Pode ligar para este número, pois ainda está ligado!".
Dez minutos depois meu celular toca e a vendedora pede para que venha à loja, "para me explicar uma coisa" - quando vem com esse papo de "explicar uma coisa" a gente já sabe que não vai ter negócio.
"-É, porque se fizer este plano direto, ela corre o risco de até perder a linha e blá-blá-blá..., então é melhor fazer outro e depois trocar."
"-Muito bem, então eu vou pensar melhor e depois retorno." "-Isso! É melhor ela (continuava a responder para a minha amiga, não para mim) pensar bem mesmo, porque blá-blá-blá..." e nem olhou para minha cara.
Não sei se eu estava vestida como pedinte, se meu desodorante estava vencido, se eu sou tão feia assim ou tenho cara de burra, mas sei que a jovem vendedora afastou, com sua INDIFERENÇA, cerca de DEZ clientes de sua loja, que farei questão de alertar.
Este tipo de falta de compromisso com a empresa leva muitas franquias a fracassarem e, neste caso, se o gerente desta loja não estiver atento para este detalhe estará fadado a amargar muitos prejuízos.
Tudo uma questão de gerência, ou melhor, de boa gerência.
Um sorriso nada custa e exercita por conta os músculos da face.
Olhar o cliente é bom, escutá-lo em suas necessidades é melhor.
Mostrar-se disponível a encontrar outras soluções para o seu problema.
Manter a "porta aberta" para futuros negócios, mesmo que os atuais não tenham se concretizado.
Coisas tão antigas, que são ensinadas em cursos de atualização aos novos funcionários (precisaria disso??).
O bom gerente faz com que seus funcionários estejam em um trabalho, não num emprego.

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