

Preparei hoje um bolo de chocolate simples, incrementado com especiarias. Depois me lembrei que ainda tinha um pacotinho fechado de pasta americana (do bolo da Helena) e resolvi brincar de "massinha de modelar", utilizando uns cortadores que até havia me esquecido ter...
Bolo:
2 ovos inteiros
2 xícaras(chá) de açúcar
1/3 de xícara de óleo+ o restante da xícara de leite
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colhar (chá) de essência de panetone oude baunilha
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
uma pitadinha de cravo em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada
1 colher (chá) bem cheia de fermento em pó
Bata como bolo comum, nesta ordem.
Assei em forma média de buraco, untada e enfarinhada, por 30 minutos, mais o calor do forno desligado uns 5 minutos.
Depois de pronto e frio, regue com um pouco de licor (usei o de pêssego) e passe um pouco de geléia por toda a superfície do bolo (mirtilo, damasco ou outra de sua preferência): a geléia ajuda a "pegar" bem a pasta americana.
A decoração:
Comprei a pasta americana da Arcolor, branca, que fui colorindo com o corante os pedacinhos que precisava. Sugiro que você pegue uma bola de pasta do tamanho de uma laranja pequena, espalhe açúcar de confeiteiro no mármore e vá abrindo e virando, abrindo e virando, até ficar fina (lembre-se: ela vai ser comida, não pode ser grosseira). Coloque o disco de pasta delicadamente por cima do bolo e vá ajeitando com as mãos até a base, cujas sobras você vai cortar com uma faquinha afiada. Como o meu bolo era de buraco, fiz uma cruz em cima e coloquei a sobra da pasta por dentro do bolo. Pode-se consertar algumas falhas da base, umedecendo a massa delicadamente.
As flores e as folhas foram recortadas com um cortador, destes de fazer biscuit, e coloridos aos poucos, com gotinhas de corante alimentício (coloque pouco de cada vez, para ir testando a cor). Foram fixadas sobre a cobertura do bolo, umedecendo as peças levemente (tem um gel para isso, mas não utilizei desta vez). Outra dica: de preferência use luvas ao manipular o corante comestível, senão você vai ficar com o "dedo verde" como eu fiquei!
Como eu estava brincando, não me preocupei em fazer nenhum trabalho artístico, fui colocando as florezinhas e folhas, como uma criança colocaria.
Acho que vale a dica para quem que fazer um bolinho de roupinha diferente pro seu dia-a-dia.
Um comentário:
Que bolo mais lindo que ficou esse!Parabéns pela criatividade e pelo capricho!
Postar um comentário