EU NÃO ESCREVI NADA AINDA SOBRE ESTE TEMA mas eu costumava ser fonoaudióloga até a 1 ano atrás, quando então me aposentei.
De tudo o que fazíamos lá no hospital onde trabalhei, as áreas onde mais me identifiquei foram as da voz e a dos pacientes baixados com disfagia.
E já que o tema é amplo, gostaria de passar para vocês, meus amigos, algumas dicas para quando forem cantar no karaokê da festinha de final de ano, para que tenham muitos pontos e a voz continue bonita e saudável!
Em primeiro lugar, ninguém tem voz bonita se tiver algum problema relacionado à postura corporal e à respiração. É como se a gente quisesse fazer um carro andar sem gasolina ou com os amortecedores arrebentados. Quem respira bem geralmente dá conta do recado.
Segundo, HIDRATAÇÃO! Bem grandão, pra ninguém deixar de ver. Todos nós deveríamos, salvo se por recomendação médica (doentes renais) beber 2 litros de água, mesmo no inverno, mas não o fazemos. Acontece que as nossas PREGAS VOCAIS (se tiver alguém falando corda vocal eu puxo a orelha!) são revestidas por mucosa e esta mucosa adora água! Quanto mais hidratada, menos atrito ao se encontrarem para produzir o som da voz, melhor esta será.
Cuide de não comer muito antes de dormir, pois você pode ter REFLUXO à noite e acordar com aquele gosto de guarda-chuva velho na boca, além da voz rouca. Faça uma refeição mais leve ("café da manhã de rei, almoço de príncipe, jantar de plebeu"), evite os excessos de temperos e bebidas alcoólicas. Saiba que aquela saidinha de sexta-feira à noite pra beber um vinho ou uma cerveja vai ter seu preço no dia seguinte.
Evite excesso de café, chás, achocolatados e leite. O café e o chá são diuréticos, reforçam a perda de líquidos inclusive nas pregas vocais. O leite e chocolate, em excesso, aumento a viscosidade da mucosa e você fará mais força pra falar. Além disso, aumenta também o pigarro e pigarrear machuca as pregas vocais.
Evite falar em ambientes ruidosos, com ar condicionado, poluidos, para que não faça tanta força para falar.
Competições vocais são coisas de moleques, vamos e venhamos! Não acredito que você, um adulto maduro e centrado, precisa falar gritando o tempo todo para impor seus pontos de vista! Falar gritando colabora para a fadiga vocal e posteriormente para o aparecimento de nódulos vocais. Se você não consegue colocar bem sua voz, procure um otorrinolaringologista E uma fonoaudióloga especializada em voz.
Caso sua rouquidão persistir por mais de 15 dias, não hesite: procure um médico. Atendi vários pacientes de acharam ser normal sua rouquidão, até o ponto em que precisaram de algum tipo de procedimento cirúrgico, às vezes extremamente traumáticos. Não deixe isso acontecer com você, por favor!
Trate de seus dentes e oclusão dentária.
Cuide de sua saúde.
Não deixe de fazer exames de audição ocasionalmente ou quando notar alguma dificuldade ao ouvir TV e telefone. Quem ouve mal, também fala mal.
Se você é profissional da voz, não deixe de fazer aquecimento e desaquecimento vocal!
Se alguém tiver alguma dúvida quanto à higiene vocal, pode perguntar.
4 comentários:
Uiiiii!!! até me arrumei na cadeira!!! eu não sabia disto, gostei de aprender contigo...Beijos
Miga....amei os seus esclarecimentos...tudo bem que pelo vício eu continue a dizer "cordas" ao invés de pregas....mas já sei o que é certo e errado.
Ah, fala prá mim que pimenta é bom prá voz, fala!!!rsrsrs
Beijão querida, ótimo final de semana!
Esqueci de perguntar sobre a higiene vocal!!!
Como se faz isso???
Higiene vocal é tudo aquilo que você prativa para manter a voz saudável e bonita.
Não pense nos esteriótipos de "voz bonita" como os da TV ou rádio, embora tenhamos vozes maravilhosas (ai!ai!). Mas uma voz bonita é aquela que te passa confiabilidade, aquela que você acha agradável ouvir por várias horas.
Vou postar algo a respeito, tá?!
Postar um comentário