(fonte: O Globo)
"TÓQUIO - Um dia após o terremoto seguido de tsunami que devastou a costa leste do Japão, e em meio a uma sucessão de fortes réplicas do tremor, o governo lançou uma megaoperação de resgate e ajuda humanitária nas áreas mais afetadas, onde o número de mortos já passa de 600 e os desaparecidos chegam a 748, de acordo com a polícia local.Japão em estado de emergência nuclear:
Além das mortes e estragos, o tremor de magnitude 8,9 seguido de tsunami causou ainda um vazamento de material radioativo na usina de Fukushima Daiichi Nº1, que obrigou o governo a declarar estado de emergência e ordenar a retirada de ao menos 45 mil moradores num raio de 10 km em torno do complexo nuclear. Na manhã deste sábado, uma explosão na usina Fukushima 1 aumentou as preocupações. O porta-voz do governo japonês não soube informar as causas da explosão, mas afirmou que não o reator não foi atingido. Kan declarou ainda estado de emergência em outra usina, Fukushima Nº 2, e ordenou a retirada de moradores num raio de 3 Km da instalação.
Segundo o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, o vazamento foi de "quantidades mínimas de radiação", que não representam risco para a saúde. Mas autoridades nucleares do país ouvidas pela agência de notícias Jiji afirmaram que há alta possibilidade de uma fusão do núcleo do reator número 1 da usina Daiichi, em Fukushima.
No total, cinco reatores nas duas usinas já foram desligados e permanecem em situação emergencial. As duas usinas ficam a cerca de 250 km ao norte de Tóquio.
Este é o maior tremor já registrado na história do país, que mantém dados sobre sismos há 140 anos."
Presenciamos recentemente terremotos na Nova Zelandia, Chile, Itália, Russia, China e agora no Japão. Por conta da movimentação das camadas tectônicas, estes abalos provocam além de destruições em terra também tsunames (ondas gigantescas), que devastam as costas atingidas. Novos abalos estão previstos para as costas do México, EUA (California), Chile.
Os japoneses convivem diariamente com a movimentação da Terra, pela sua localização sobre fendas vulcânicas. E apesar de todo o preparo deste povo determinado e ordeiro, pouco se pode fazer contra o terrível poder de um tsuname de 10 metros de altura.
Fica aqui nossa solidariedade e nossas melhores vibrações a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário