domingo, 27 de setembro de 2015

Meu querido Bruce morreu.

Ele foi um membro querido da família, meu companheiro fiel por 20 anos de sua curta vida, o menino que conquistava o coração de todos os que vinham em casa, mesmo quem não gostava a princípio de gatos.
Ele era um gatinho tranquilo, bom julgador de caráter humano (quando ele ficava desconfiado ou fazia "boquinha" pra alguém era certeza de eu ter problemas com aquela pessoa posteriormente).
Meu sobrinho Gabriel um dia me ligou da casa de seu avô Erich e me pediu para "ficar com seu gato, porque ele viria embora e não tinha como levá-lo"(na verdade, ele acabara de encontrá-lo na garagem do prédio e ficou com dó do bichinho)."-Mas, Gabi, eu já tenho três gatas!". "-Ah, fica vai! Ele vai ficar sozinho!". "-Tá bom, que cor é o gatinho?". "-Ele é meio verde". "-Verde?!Tá, pode trazer". E ele apareceu com um filhotinho rajadinho todo arrebentado, pulguento, com carrapatos, com diarreia e falhas no pelo. Eu estava sentada no chão da cozinha, arrumando o armário da pia, quando eles entraram com o gatinho, que veio "rosnando" direto para meu colo, se aninhou e soltou uma borrifada. Bem, eu fui aceita como sua mãe! Dei-lhe um banho, catei as pulgas e carrapatos e o alimentei. O veterinário disse que "talvez" ele sobrevivesse e lhe prescreveu antibióticos. Quinze dias depois lá estava ele, correndo pelo apartamento, atazanando a vida das outras três gatas mais velhas - Gorda, Mimi e Suzana. Logo estabeleceu-se uma relação hierárquica entre os quatro, sendo que a avó ficou sendo a siamesa Suzana, sua vítima favorita de encurralar a Mimi e a Gorda ficou na companhia, meio indiferente.
Bruce Lee da Silva - recebeu este nome por causa de seus saltos e gemidinhos!
Sobreviveu à vida das outras - Mimi desapareceu após um incidente em casa, em que deixaram a porta aberta e tivemos que levar meu ex-marido para o hospital às pressas; Suzana era renal e morreu aos 21 anos e Gorda alguns anos depois com 17, também por complicações renais.
Bruce era renal também. Mudamos a ração mas ele vomitava - assim como Suzana com a ração para gatos renais- passamos a acompanhar no veterinário e vez ou outra era feita diálise. Aos poucos, as aplicações de soro subcutâneo foram aumentando em quantidade, o apetite diminuindo, até que ele ficou caquético e mesmo com a ração pastosa especial deixou de comer.
Eu o amava e ainda o amo. É doloroso para mim chegar em casa e não o encontrar no sofá ou em minha cama, enroladinho. Mas, como disse a veterinária Thelma, os gatos são animais altivos, se não estão bem se isolam e sofrem em silêncio.
Meu querido amigo morreu no dia 16 de setembro de 2015 aos 20 anos.
Ele foi, curiosamente, meu segundo gato rajado cinza, o vira-latinha de telhado. O primeiro se chamava Tumánho, era rajado e me seguia a todo lugar, como um cão de guarda. Eu costumava brincar que o Bruce era a reencarnação do Tumánho, pois ambos grudaram em mim como se eu fosse sua mãe ou irmã, confiando-me seus nobres corações.
Quem não gosta de gatos, eu nem vou tentar convencer pois é perda de tempo, mas quem gosta de animais de maneira geral vai compreender o amor que eles nos oferecem durante suas curtas vidas, incondicionalmente. Sim, gatos são amorosos também, embora não gostem de demonstrar isso com qualquer pessoa. Se você é uma destas pessoas eleitas por um gato para ser sua família, parabéns! Eles escolhem muito bem, não por interesse (eles se viram bem sozinhos) mas porque gostaram de você.
Que ele esteja bem no lugar em que estiver.

Nenhum comentário:

Marcadores

abobrinha acrílico açúcar mascavo Aeronáutica alcachofra Alemanha almôndegas Altamiro Carrilho Alzheimer amigos amora animações animais aniversário Ano Novo anos 60 antroposofia Aparecida aposentados arroz artes plásticas artesanato Áustria aveia avelãs azeite bacalhau bairro bananas barbante Barbara Fürstenhöfer batatas Bienal do Livro SP bifum bijuteria biscoitos biscouit bolinhas bolinhos bolos bombons boneca brinquedos Bruce Buche de Noel café capas casinha de bonecas casinhas de papelão castanhas catupiry CD cenoura cerâmica chantily charges cheesecake chocolate chorinho chuchu chuvas de verão cidade cinema clima Clube da Aeronáutica (RJ) coalhada coberturas coco cogumelos colar comida caseira compotas condomínio confeitaria confeitos contos de fadas coragem coral corrida de São Silvestre costura cotidiano cremes CRFA crianças cristãos crochê crônica culinaria culinária culinária. livros cultura Cunha cupuaçu damascos decoração Dengue desenhos dia de reis dicas doces docinhos documentos educação empadas Encontro QFO enfeites entrada ervas escultura FAB familia família farinha farinha integral feltro festas fitas flores fonoaudiologia forno foto fotos antigas framboesa frango frituras frutas frutas cristalizadas frutas secas frutos do mar Fundação Casper Líbero ganache gatos gelados gelatina geléia genealogia glacê real golpes grãos gratinado gratinados groselha guaraná guirlanda Helena Sangirardi História histórias idéias para festas idoso imaginação imigrantes imitação. inspiração intercâmbios interior inverno iogurte Japão Jesus Julia Child lanches laranja latex legumes leite lembrancinha liquidificador livros Lua Azul lula macarrão macarrão. cogumelo maçãs mães maisena marshmallow massa biscuit massa folhada massas massas salgados melão mexerica mexilhão miçangas militares mirtilo mocidade moda modelagem molhos Mômo morango mousse mulheres mulheres militares mundo música nata natal natureza nostalgia nozes Olgas Olimpíadas do Rio2016 orgânicos orquideas outono ovos paçoquinha paella pães palmito pão pão de mel pão-de-ló papelão Páscoa passas passatempos passeios pasta americana pastel pastelão pavê pedrarias peixes Pentecostes pesquisa pets Pinacoteca pintura pinturas pirulito pizza polvo pôr-do-sol Portugal Praça Benedito Calixto pratos etnicos presentes primavera professor professores profissionalismo psicologia pudim QFO queijo radio recheios reciclagem reclamação reflexões debaixo do pé de couve refogados reformas reserva resina restauração. retalhos retro ricota Rio de Janeiro rocambole rocamboles rosas roubo sacolinhas saladas salgados salmão salsinha São Paulo sapateira sashimi Sebastian seriados sites sobremesas soja sopa instantânea sorvetes spam stollen strudell suco artificial suflê sujeira supermercado suspiro tâmaras tapete tapioca tecidos terremotos torta tortas trânsito trigo TV uvas vapor vegetais vestido viagem vida na caserna vila inglesa vintage virus vizinhança vôngole voz Waldorf wassabi

Total de visualizações de página