APROVEITANDO AS DICAS DE NATAL, repasso uma receita que minha avó fazia para a ocasião. É feito em forma de bolo ingles e cortado bem fininho, pois fica firme. Quando que tirei esta foto ainda não tinha a forma e uso mesmo uma de pudim média, untada e enfarinhada, que dá o mesmo design no final das contas. Passados vinte anos depois de sua morte, fiquei eu a responsável por divulgar as receitas de família e faço com muito gosto, pois é típica e não é complicada.
Basicamente, a massa é como um pão-de-ló:
5 ovos separados, claras em neve
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de farinha de trigo comum
1 colher (sopa) cheia de canela em pó
1/2 colher(chá) de noz moscada
1/4 colher (chá) de cravo moído
raspas da casca de um limão
1 xícara e meia (chá) de frutas secas picadas (amêndoas, castanhas, nozes, avelãs, damascos, tâmaras, figo...enfim...tudo o que sobrou um pouquinho, misturado mesmo!)
1 colher (sopa) de fermento em pó para bolos
Pré-aqueça o forno à temperatura média de seu forno, unte uma forma de bolo inglês ou de pudim e enfarinhe.
Bata as gemas com o açúcar, acrescente uma a uma as gemas, alternando com a farinha. Fica firme. Coloque as especiarias e mexa bem para pegar o aroma e cor característicos.
Delicadamente incorpore um pouco das claras em neve, depois a xícara e meia de frutas picadas e o fermento e no final o restante das claras.
Asse por uns 30 minutos (faça o teste do palito) e depois de morno desenforme. Corte-o depois de frio em fatias finíssimas e as arrume num bonito prato, decorando a seu gosto.
O engraçado é que agora que podemos "blogar" as receitas e trocar com as amigas, me caiu a ficha que minha avó não era tão boazinha assim como eu pensava que era, pois me "escondeu o leite" em várias receitas. O pulo do gato eu fui achando de tanto fazer. A quantidade de frutas secas depende do tamanho da xícara, mas sugiro colocar bastante mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário