DEPOIS QUE VOCÊS EXPERIMENTAREM vão adorar este strüdel. Ele é feito como o de maçã ou o de bananas, só que com abóbora seca e passas.
Não conheço ninguém que faça esse strüdel atualmente; quem fazia o de abóbora era minha avó e eu gosto muito pois não fica doce demais...e o cheiro que fica na cozinha...ahhhh!!
Descobri que existe "regionalismo" também na maneira de fazer strüdel! Todo mundo adora o do Castelinho, em Canela(RS) mas eu particularmente não gostei nem um tico (uma mistureba, a aparencia não me convidou), embora o cheiro de maçã com canela seja maravilhoso. Gosto de strüdel assim mais firme, sem muito açucar.
Se você não quiser fazer a massa, não tem importância, acho até mais prático usar massa folhada congelada (desde que se abra beeeeeemmmm fininha mesmo). No caso da massa comprada pronta, abra em superfície enfarinhada com o rolo, polvilhe um pouco de farinha de rosca e depois coloque o recheio por cima, enrolando delicadamente, fechando as pontas e pincelando com ovo.
Bem, segue a receita original:
Massa:
1/2 Kg de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de vinagre
água morna apenas para dar liga na massa
Faça uma farofa com a manteiga, o óleo e a farinha. Acrescente o ovo, o sal, o vinagre e a água aos poucos, sovando levemente para a massa soltar do recipiente e das mãos. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Enquanto isso, prepare o recheio:
1Kg ou pouco mais de abóbora (aquela que a gente faz doce), fatiada em fatiador bem fininha
1 xícara (chá) mal cheia de passas brancas
4 colheres (sopa) de açucar mascavo
4 colheres(sopa) de açucar demerara
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 de colher (chá) de cravo em pó
Misture bem numa tigela grande para todas as fatias da abóbora pegarem o sabor. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 220 grausC.
Polvilhe uma toalha com farinha, abra a massa levemente com o rolo. Espalhe um pouco de óleo na superfície e abra a massa com as mãos, com cuidado, puxando e esticando as bordas (deve ficar muito fina). A massa aberta praticamente cobre uma mesa pequena. Recorte com a tesoura as bordas, polvilhe farinha de rosca sobre a massa. Escorra bem o recheio de abóbora, que deve ter soltado muito caldo, e espalhe sobre a massa, polvilhe canela e coloque algumas "bolotinhas" de manteiga e mais um pouco de farinha de rosca.
Dobre as beiradas da massa para o recheio não escapar ao assar; levantando a toalha, enrole delicadamente como rocambole. Coloque-o em forma previamente untada e pincele com o ovo.
Leve para assar por cerca de 40 minutos.
Como se pode notar, DÁ MUITO TRABALHO!, mas é maravilhoso.
Repito: minha avó não vai rolar no túmulo se você usar a massa folhada congelada e o resultado será muito bom mesmo!
Um bom apetite!
3 comentários:
Amiga prendada e querida, esse seu petisco deve estar delicioso! Eu tinha uma tia que fazia o melhor strudel que já comi na vida. Ela presenteava os amigos com essa preciosidade e acabou ficando famosa e fazendo por encomenda tb. Hoje ela faz suas delícias em outro plano e os anjos devem estar felizes com sua presença lá. Beijão da sua amiga Edna e continue enchendo nossos olhos com essas gostosuras e com suas artes.
Olá, bom dia Cybele. Eu estava procurando um strudel parecido com o que eu comia quando era criança e quando vi a 1ª foto congelei, é esse. To sentindo o cheiro agora, que delícia. A sogra da minha irmã é filha de Alemães, é ela que faz o strudel e como minha irmã sabe que sou fascinada sempre guarda um pedaço pra mim. Quero muito aprender a abrir a massa. Se eu quiser te conto. Obrigada pela receita.
Há anos procurava essa receita!Minha avó fazia quando eu era criança.Quanta saudade!
Postar um comentário