Passado o período crítico de meu regime - eliminei 5 quilos! - hoje resolvi testar fazer uma pizza na frigideira, usando a massa tradicional e ficou muito boa, a ponto de eu ter que me afastar da cozinha, "para não cair em tentação" e recuperar o lastro que não quero mais para mim.
Minha massinha levou:
1 colher (sopa) de fermento granulado seco para pão (+ou- 10g)
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (sobremesa) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (para o fermento)
1 colher (chá cheia) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras (chá rasas) de farinha de trigo
Coloque o fermento, a água morna e o açúcar numa tigela e misture com as duas colheres de farinha. Deixe um pouco, para formar uma esponja e a seguir acrescente o óleo, o sal e a farinha, esta pouco a pouco, mexendo primeiro com a colher de pau e depois com as mãos. Nunca despeje toda a farinha, pois a massa pode ficar muito seca, sendo preferível usar menos. Deixe descansar um pouco, coberta, até crescer e divida em duas porções.
Minha frigideira tem 25 cm de diâmetro e abri dois discos de massa um pouco menores que esta medida, em superfície enfarinhada.
Untei a frigideira e coloquei o disco de massa, com o fogo médio. Verifiquei quando começou a formar a casquinha por baixo e então virei a massa com o auxílio de um prato grande.
Com a parte da casquinha para cima, coloquei molho de tomates (gosto de fazê-lo rústico e aromatizado com manjericão) e fatias de muçarela. Polvilhei orégano e abafei com uma tampa por alguns minutos, até a muçarela derreter e a massa formar a casquinha amarelinha por baixo.
Gostei tanto do resultado que a partir de agora somente farei pizza assim, por conta da praticidade e rapidez.
Se você, como eu, gosta de massa tipo "massa pão" em pizza, mas com casquinha, experimente essa dica.
Um comentário:
que fomeeeeeeeeeee...amei seu blog..swowwwwwww..parabénsssss
Postar um comentário