Fomos conhecer um pouco da pedagogia Waldorf, que se baseia em princípios humanistas (antroposofia) e respeita o desenvolvimento natural da criança no processo educacional.
Já de cara fomos bem recebidas por um delicioso aroma vindo da cozinha: um grupo de pais estava preparando pães, sob a orientação da Profa. Claudia, cuja paixão pela Culinária e História marcou presença. Estes pães foram-nos servidos carinhosamente no lanche de boas vindas, intervalo para o teatro montado pelos alunos.
E enquanto os pais colocavam a mão na massa, a Profa. Claudia contava particularidades sobre o preparo dos pães na antiguidade, na Europa, as diferenças culturais, mas tínhamos tanta coisa para ver, que bati as fotos muito rapidamente, sem muita técnica.
Minha amiga Soraya, com sua massa em processo de crescimento.
E que delícia de brinde levamos para casa! Um mini pão, que terei de esconder para repartir, senão minha loura papa tudo!
Fiquei impressionada com o nível artístico das crianças Waldorf , os trabalhos manuais, desenhos, esculturas, seus cadernos...enfim, outro mundo, por sinal muito melhor.
Minhas filhas gostaram muito e acredito que seja o momento para repensar nossos novos caminhos...
2 comentários:
De fato, Cybele, outro mundo, um mundo melhor, pelo visto, onde se respeita as crianças a individualidade de cada uma, e onde "chama" os responsáveis para perto da escola. Quisera eu, proporcionar isso aos meus filhos. Beijinhos e amei o post.
Oi, Roberta! Devo confessar que pouco sabia sobre a filosofia Waldorf, mas há tempos estou sendo "abduzida" a ela por uma amiga "mãe-Waldorf". Ali eu vi um pouco da escola que conheci há 40 anos atrás, melhorada .
Para quem tem um lado artístico a desenvolver e a espiritualidade transpirando pelos poros, tem que ser a casa de ensino.
Bjs!
Postar um comentário