A dica que eu utilizei foi a de limpar o polvo, separando a cabeça dos tentáculos e eliminando a parte dos olhos. Felizmente, o meu polvo já veio sem as vísceras, o que me facilitou o trabalho. Coloquei-o na panela de pressão, juntamente com uma cebola grande cortada em quatro, sem água, fechei e pus em fogo até começar a pressão; daí, contei 3 minutos, desliguei o fogo e deixei-o na panela até esfriar. Feito isto, cortei os tentáculos em pedacinhos e reservei.
Escaldei alguns camarões em água fervente por 3 minutos também, escorri e reservei.
Refoguei numa panela com azeite 1/4 de pimentão vermelho e 1/4 de pimentão amarelo, com 1 tomate sem sementes, todos cortados em cubinhos. Quando ficaram levemente refogados, acrescentei um cubinho de caldo de legumes, o polvo, os camarões e 1 colher (sopa) de alcaparras, deixando alguns minutos para pegar o gosto.
Fiz alguns filés de Saint Peter passados na farinha e fritos, pois a minha menor não curte polvo como eu e a maior, e complementei o almoço com arroz branco e salada.
Recomenda-se que o polvo não seja mais pesado que 1,2Kg, pois indicaria um polvo mais velho. O meu tinha 1,5Kg, mas ficou bom.
Vi também outras dicas interessantes para cozinhar o polvo e assim que puder testarei:
- Cozinhar o polvo na panela de pressão com 2 batatas médias e água (assim que as batatas cozinharem o polvo esta no ponto).
- Cozinhar o polvo em pressão por 40 minutos.
- "Assustar" o polvo (essa achei engraçada): em água fervente, mergulhar o polvo, segurando-o pela cabeça, três vezes. Depois deixar cozinhar mais 3 minutos.
- Cozinhar o polvo com uma rolha (!)
- Bater o polvo para a carne ficar macia.
4 comentários:
hummm..delicia.!!!!.gosto demais de polvo..adorei essa sua receita..amo polvo a vinagrte..bjo
Também adoro polvo!
Eu tenho lá minhas dicas para que o polvo fique macio, mas a que mais acho legal é mergulhar o polvo aos poucos, começando pelos tentáculos, em água fervente com uma cebola em 4 partes com cravo, 2 folhas de louro e só! Depois é só cuidar do bichinho (dependendo do peso leva 40 minutos cozinhando). Enfim, cada um tem sua dica.
Cybele: tô voltando de viagem, por isso andei meio sumida. Mas agora tô de volta e já de cara encontro esse prato maravilhoso!
Ah, sem esquecer: o que menos gosto no polvo é de mexer nele (limpar) quando fresco - eca! hahaha
Bjus,
Sandra Bylaardt
Bom saber novas dicas, Sandra. Vou anotando todas. Feliz Retorno!
Boa noite!
Estava procurando receita de polvo `a brasileira pois sei apenas as japonesas.
Gostei das dicas e receita encontradas aqui e ja as guardei.
Para quem conhece os temperos japoneses, shoyu, mirin, sake e katsuodashi(hondashi eh uma das marcas)....polvo refogado com estes temperos ficam muito gostoso.
A receita que mais gosto eh takokarage-fritura de polvo...e eh muito simples, pimenta do reino e sal p temperar e farinha de trigo para empanar e depois eh soh fritar em oleo bem quente.
Aqui eu aprendi a amaciar o polvo em agua fervente(assustar) mas sem ferve-lo.
Obrigada por partilhar!
Maria Tsukuda
Postar um comentário