Encontrei dois lindos filés de truta "piscando" para mim na peixaria e uma couve-flor tão branquinha, que parecia um buquezinho de noiva.
Depois de temperados com limão e sal, os dois filés se tranformaram em 4 porções generosas de truta, que foram preparadas na manteiga, dourando primeiro a parte da pele por uns 4 minutos e depois virando-as no mesmo tempo, sempre observando para que não ficassem ressecados. À gordura que restou na frigideira, acrescentei algumas ervilhas em conserva, da falta das queridas alcaparras.
Já o enformado de couve-flor foi preparado antes.Lavei e separei os ramos da couve-flor e cozinhei pouco em água e sal, apenas para "começar" a amolecer, pois o objetivo é deixar mais firme.
Levei ao processador de alimentos e acrescentei 3 gemas, 4 colheres (sopa) de leite, 3 colheres (sopa) de queijo ralado, 1 pitada de noz moscada, 1 colher (chá) de alçafrão (amarelinho), batendo sem tranformar em purê.
Numa panela com 4 colheres (sopa) de óleo desmanchei 1 cubinho de caldo de galinha e despejei a massa de couve-flor, mexendo para pegar o gosto. Em seguida, acrescentei as 3 claras que restaram, batidas em neve, misturando bem delicadamente.
Foi colocado num refratário untado e levado ao microondas por 7 minutos em PA. Não retirei do refratário na hora de servir, dividindo as porções às colheradas.
A isso tudo, acompanhou uma salada de kani kama e cenoura ralada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário