Fecha hoje, 6 de janeiro o ciclo das comemorações natalinas, considerado pelo calendário cristão como o Dia de Reis, o dia em que três sábios (magos), guiados por uma brilhante estrela nos céu, chegaram à manjedoura onde se encontravam Maria, José e o bebê Jesus.
O simbolismo da procura pelo Bem, atravessando o deserto (o nosso deserto interno) e deixando as vaidades (afinal eram sábios), para adorarem o mais humilde. Segundo algumas pesquisas, eram Belchior, Gaspar e Baltazar sacerdotes da religião zoroástrica (Pérsia), daí "vindos do oriente".
Extraído da Wikipédia:
"A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mateus 2:10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representar a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito Antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19:39-40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos."
2 comentários:
É uma data comemorada muito no interior de nosso país, mas se não fizermos algo, cada vez menos se repetirá, infelizmente! Precisamos ter orgulho de nosso folclore, pois hoje comemoramos até o dia das bruxas!!! Porque não o do Saci, não é mesmo?!
Bem, pelo menos aqui em casa é dia de desmontar a árvore de Natal! Mas acho que ainda dá tempo de fazer um Bolo de Reis!
Bjus, Cybele, e que em 2014 saibamos valorizar cada vez mais nossas cultura riquíssima!
Faça sim! Pensei em você fazendo! Bjs!
Postar um comentário