Conheci o blog de Marli Dall´Stella na pesquisa por um stollen e fiquei encantada com a simpatia e o cuidado com que ela publica suas receitas, muitas delas de família, principalmente as austríacas e alemãs. Lá eu não só encontrei uma, mas três receitas maravilhosas e, com a permissão da artista, mesclei duas delas. O resultado foi um stollen delicioso, perfumado, macio, cuja minha versão repasso para vocês.
Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
3 tabletes de fermento fresco (45 g) ou 1 envelope do fermento biológico seco
50 g de açúcar (+ou- 4 colheres de sopa cheia)
200 ml de leite morno
100 g de manteiga levemente amolecida ou margarina de uso culinário (70% lipídios)
1 colher (sopa) de suco de limão e raspas de meia casca (usei o limão Taiti)
5 colheres (sopa) de rum
1/2 colher (chá) de sal
100 g de uvas passas, demolhadas e escorridas
100 g de frutas cristalizadas
200 g de amêndoas picadas ou em lascas
250 g de creme de ricota (1 potinho)
essência de sua preferência (usei rum)
Preparo:
Coloque 400 g de farinha + o açúcar em uma tigela e faça um buraco no centro.
À parte, esfarele o fermento fresco e dissolva com o leite morno; despeje no buraco e comece a misturar com uma colher de pau. Acrescente o sal, o suco de limão e as raspas, a manteiga amolecida e comece a amassar. Faça-o com uma só mão, em superfície enfarinhada, pois certamente quando você estiver com a mão cheia de massa mole o telefone vai tocar!! Acrescente os 100 g de farinha restantes, o creme de ricota e as frutas, passas e amêndoas, sovando para tornar uma massa lisa e maleável. Coloque a massa numa tigela, cobrindo com um plástico, em local protegido, por uns 15 minutos para descansar.
Unte uma assadeira retangular média grande. Ligue o forno por uns 10 minutos e desligue, só para fazer um lugar quentinho para os stollens crescerem (mais a diante).
Divida a massa em duas, abra-as em superfície enfarinhada, espessura de 3 cm e dobre ao meio, formando uma espécie de "envelope simples"(um pedacinho da massa fica de fora, não é dobrado certinho ao meio). Deposite os dois pães na assadeira e deixe crescer no forno desligado morno por cerca de 1 hora.
Quando crescerem, retire do forno, ligue novamente o forno a 180ºC e depois de aquecido leve os stollens para assar por uns 40 minutos. O meu forno começou a "sapecar" os bolos, por isso aos 30 minutos coloquei papel laminado por cima, para os stollens não queimarem.
Retire do forno e pincele por cima deles 2 colheres (sopa) de manteiga derretida e polvilhe 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro. Deixe-os esfriar na própria assadeira e depois corte em fatias finas, que serão devoradas com café ou chá.
Embrulhei um deles em papel filme. Eles podem ser guardados em recipientes bem fechados por 10 dias.
Não deixem de visitar o blog de Marli : http://receitasaustriacas.blogspot.com.br . São receitas muito bem explicadas e fotografadas, que agradarão ao mais crítico dos críticos.
Obrigada, Marli!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário