Outono no Hemisfério Sul tem características um pouco diferentes daquelas do Hemisfério Norte, mas ainda assim é uma estação muito charmosa, não acham?
Muitas folhas caídas, muitas árvores florescendo e um friozinho gostoso, que faz com que as pessoas se vistam de maneira mais elegante, reparem bem.
Esta Torta de Outono será o "canto do cisne" de meu forno por pelo menos 1 mês, pois vou iniciar a dieta Dunkan pra valer na segunda-feira (juro que vou...).
Então, até lá, fica a receita:
Massa:
150 g de manteiga fria, cortada em cubinhos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 gema
2 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de água gelada.
Passe tudo no processador, forme uma bola de massa, envolva com filme plastico e leve para gelar por 1 hora, enquanto prepara o recheio.
Recheio:
5 maçãs picadas, sem casca
100 g de damascos turcos, picados
um punhado de uvas passas pretas
1 fatia média de abóbora seca picada em pedacinhos
1 colher (sopa) de manteiga
1 ou 2 colheres (sopa) de açúcar demerara ou mascavo
pitada de noz moscada
pitada de cravo da Índia em pó
Leve tudo ao fogo lento, até dar uma leve amolecida (não deixe desmanchar). Acrescente 1 colher (sopa) de amido de milho (maisena) dissolvido, para dar uma liga. Utilize quando estiver frio, para não alterar a massa.
Montagem:
Divida a massa, abra dois discos, forre o fundo e laterais de uma forma refratária de +ou- 20 cm, fure a massa com o garfo, coloque o recheio frio, cubra com o outro disco de massa, aperte as bordas de maneira decorativa (aperte montinhos como se desse beliscão na massa), pincele com gema, fure a cobertura (para escapar o vapor do recheio).
Leve para assar em forno pré-aquecido por 20 minutos a 180ºC e depois mais 20 minutos a 160ºC (até dourar).
Sirva morna ou fria, com chantilly ou creme de leite (nata).
Nenhum comentário:
Postar um comentário