Esta semana estava "zapeando" a TV e dei uma paradinha no canal Bem Simples, no programa A Confeitaria. Confesso que estava com a cabeça cheia de coisas e só assisti, sem anotar as quantidades, mas me deu muita vontade de comer as frutas secas em uma torta.
Então, peço desculpas ao apresentador por minha indelicadeza, mas fica meu registro que sua sugestão me inspirou a fazer esta aqui, com meus recursos.
Minha versão leva 2 maçãs pequenas picadinhas, para quebrar um pouco o "seco", além de um creme e, lógico, um pouquinho de chocolate (já que é para pecar...).
Massa:
250g de farinha de trigo
125g de manteiga gelada em pedacinhos
1 ovo
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de água gelada
Passe tudo no processador de alimentos de modo a formar uma farofinha, depois junte a massa, faça um ligeiro "blending" com a palma da mão, junte a bola de massa, embrulhe e leve a gelar por 30 minutos.
Recheio:
Enquanto isso, na Batcaverna,pique as frutas secas, as maçãs e o chocolate nas seguintes proporções:
450g de frutas secas (aqui usei 50g de uvas passas escuras, 150g de tâmaras, 150g de damascos úmidos, 100g de avelãs torradas e picadas)
2 maçãs pequenas picadas miudinho (sabe aquelas dos pacotes da Turma da Mônica?)
80g de chocolate em barra comum, ao leite (usei o Lacta)
Misture tudo e reserve.
Bata levemente 2 ovos com 200g de creme de leite e reserve.
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Abra a massa em superfície enfarinhada e cubra com ela uma forma, sem untar. Fure o fundo da massa e as laterais com um garfo, coloque papel alumínio sobre a massa e feijões (ou outros grãos*), para manter a massa. Leve a assar por uns 15 minutos, retire o papel com os feijões e distribua o recheio de frutas sobre a massa.Despeje o creme reservado sobre as frutas, do centro para fora, e leve para assar por mais uns 20 minutos, ou até a borda da massa começar a ficar dourada.
Espere amornar para cortar. Sirva simples ou com uma bola de sorvete de nata.
(*)Costumo deixar um pote com restos de feijão, milho, grão de bico, etc, só para fazer este artifício. Depois de usados, guardo para a nova torta.
3 comentários:
Amiga, eu amoooooo tortas deste estilo, cheias de frutas!
Com certeza essa eu vou experimentar.
Beijinhos
Cybele:
deve ter ficado deliciosa! E eu gostei muito do pecado (chocolate)!!!! rsrs..
Bjinhus..
Minhas amigas Tania e Sandra! Tenho certeza que vocês re-inventarão esta torta de uma maneira deliciosa e quando o fizerem, passem pra gente a impressão. Estas coisas lembram Natal (Ah! como eu gosto!).
Postar um comentário