Embora estejamos acostumados à pressa e ao "pasteurizado" do dia a dia e das transmissões de telejornal, deveríamos reagir contra a tendencia atual de apenas "vermos as coisas" ao invés de também "ouvirmos as pessoas".
E ouvir não é fácil não!! Requer disciplina e disposição para sair do próprio mundinho e deixar o outro ser transmitir suas emoções, idéias e tudo mais.
Além disso, mais difícil ainda é "domar" esse instrumento, que é a voz. Digo "difícil" pois estamos perdendo lentamente a capacidade de nos expressarmos através da modulação da voz, da velocidade da fala, de todo o contexto que traz essa "musiquinha" que fazemos ao abrirmos a boca.
As interpretações vocais são nosso palco na vida: as crianças nos ganham com o jeito de falar, a namorada derrete o namorado com a voz melosa ou ficamos apavorados com o tom de voz do chefe irritado. É natural esse contexto extralinguístico, tanto que para o deficiente auditivo o mundo é muito confuso, pois transmitimos mensagens ocultas através da voz que ele não pode perceber.
Temos registros físicos (escritas) das linguas antigas, como por exemplo o egipcio antigo, porém não temos com exatidão o som desta lingua, uma vez que ela é mutável, dinâmica (vide a linguagem de hoje e a de 40 anos atrás).
![]() |
Josué e as muralhas de Jericó |
E ainda temos referencias bíblicas de que a voz se fez presente em muitos momentos da História.
O canto gregoriano e as tradições orais eram a maneira de transmitir os conteúdos.
Os oradores, políticos e religiosos usam a voz para influenciar aqueles a quem se dirigem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxLhbZwxtxhyphenhyphenxQd70rrwdooVkKjuBo0IUc0RV8QNPCkpLeR6QGrz8RJ4OTq2LXczAPZ1a5wrdzZ5EqPBLf1yMwDQe6GWmOXw8G61KH0NIniYd5GZLnFjeX2UmCykQY-hSq9eTVWJd8wRpg/s200/Betriz+na+cama.jpg)
Os tempos modernos nos trouxeram as imagens, fotos e filmes do começo do séc.XX registram a vida diária, mas ainda não tínhamos o preciso registro do som destas vozes. Até que Edson revolucionou a fonografia com seus inventos. O cinema mudo foi substituido pelo falado. A indústria musical foi criada, surgiram os discos de baquelite, os LPs de vinil, as fitas magnéticas, os CDs, MP3,4,5...a mídia ainda evolui.
Vozes de ouro das óperas, vozes certinhas das músicas populares, vozes roucas e desafinadas da bossa nova, vozes suaves, vozes gritadas, vozes grotescas, vozes bonitas. O que é uma voz bonita para você?
Perderemos a sensibilidade à voz definitivamente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário