O original "It´s a Wonderful Life", ou "A Felicidade não se compra" em português do Brasil e "Do céu caiu uma estrela" em português de Portugal,foi dirigido por FRANK CAPRA em 1946 e tem como elenco o maravilhoso JAMES STEWART como o protagonista da história.
Baley (Stewart) é uma pessoa em sua cidade que sempre ajudou a todos, deixando oportunidades pessoais para trás em função das dificuldades que iam acontecendo na comunidade. Depois de muitos problemas financeiros, ele entra em crise pessoal e pensa em suicidar-se nas águas geladas do rio. No entanto, um aspirante a anjo recebe a missão de salvá-lo e depois de materializar-se, mostra a Baley como seria a vida da cidade se não tivesse nascido. O final mostra toda a comunidade ajudando a Baley desta vez, na véspera de Natal e o sino da árvore tocando, indicando que Clarence (o anjo de segunda classe) finalmente ganhou suas asas.
Pode ser considerado "filme água com açúcar" pelos padrões atuais, onde os efeitos especiais e a violência e a malícia é que são legais para o sucesso de um filme, mas ele toca pela sua simplicidade e pelo carinho que esperamos todos nós ter junto aos nossos.
James Stewart foi um ator que conseguia envolver-nos com seu jeitão caipira, ou como diriam os puristas, de "bom moço". É o ator que não sai de moda, o sujeito que gostariamos de ter perto para confiar.
E a direção de Frank Capra dispensa comentários. Seus filmes têm conteúdo, mesmo parecendo "ingênuos", repito, pelos nossos padrões. Filmes cuja direção valorizava o olhar, o close up, a iluminação, as falas, as piadas embutidas em cenas onde não se esperava, enfim, coisas que a gente não tem mais.
Para os que curtem filmes clássicos, os que choram, os que se emocionam.
(Brig. James Stewart)
Um comentário:
Concordo! Sou fã dos filmes antigos, adoro rever grandes clássicos. Aprendemos muito com eles e nos emocionamos também. Abraços!
Postar um comentário