Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

Canjiquinha

Nunca havia feito canjiquinha antes deste ano e esta é minha segunda versão, um pouco mais molinha. A primeira versão fiz mais seca, ficou como se fosse a consistencia entre o risoto e a polenta mole (imaginou?) e muito gostosa também.
Para 4 pessoas:
Numa panela de pressão refogue meia cebola ralada em um pouco de óleo. Acrescente pedacinhos de peito de frango (usei 4 filezinhos congelados daquela marca saudável...), salsa picada, vegetais de sua preferência (meia abobrinha italiana, cenoura, salsão,tomates,etc) ralados ou picadinhos em cubos pequenos, acerte o sal, complete com 1 e 1/2 litro de água e leve para cozinhar tampada, até 15 minutos depois da pressão se formar. Desligue, resfrie a panela (da sua maneira) e retire os pedaços de frango, que serão desfiados e recolocados no caldo.
Acrescente 1 xícara (chá) cheia de canjiquinha amarela (xerém) e mexa vez ou outra, para não grudar no fundo. Aos poucos, ela irá adquirindo consistência, como se fosse ficar um angu, mas mais texturizado, e você pode experimentar a partir de uns 20 minutos de cozimento: os grãozinhos já devem estar cozidos. Então, se você preferir comer molinha (se necessário, coloque um pouco de água) é só desligar, deixar descansar uns 10 minutos e servir. Se quiser mais consistente, como fiz da primeira vez, continue no fogo lento, mexendo para não grudar no fundo da panela. Ficou firme (como risoto) e acompanhei com uma carne refogada e salada.
Esta da foto tem uma pitadinha de pimenta síria por cima, para dar um certo aroma misterioso.

2 comentários:

  1. Bom dia Cybele, adoro! Canjiquinha é tudo de bom. Aqui em casa comemos com costelinha de porco. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sim, o pessoal diz que é muito gostoso com costelinha de porco.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Sua opinião ajuda a melhorar este blog.Qual é sua opinião?